FAQ Wanhao Duplicator 4

Filamentos

O que é ABS?

As propriedades mais importantes do ABS são a resistência ao impacto e a dureza. Uma variedade de modificações podem ser feitas para melhorar a dureza e a resistência ao impacto e ao calor.

A resistência ao impacto pode ser ampliada aumentando as proporções de polibutadieno em relação ao estireno e também ao acrilonitrilo, embora isso cause mudanças em outras propriedades. Resistência ao impacto não cai rapidamente em temperaturas mais baixas.

A estabilidade sob carga é excelente com cargas limitadas. Assim, mudando as proporções dos seus componentes o ABS pode ser preparado em diferentes graus.

Duas categorias principais podem ser ABS para extrusão e ABS de moldagem por injeção, então alta e média resistência ao impacto. Geralmente o ABS teria características úteis dentro de uma faixa de temperatura de -20° a 80°C. (-4° a 176°F)

As propriedades finais serão influenciadas até certo ponto pelas condições em que o material é processado para o produto final. Por exemplo, modelagem numa temperatura alta melhora o lustro e a resistência ao calor do produto ao passo que a maior resistência ao impacto e força são obtidos pela moldagem a uma baixa temperatura.

Fibras (geralmente fibras de vidro) e aditivos podem ser misturados nos grânulos de resina para fazer o produto final forte e elevar a faixa de operação para tão alto quanto 80°C (176°F).

Pigmentos também podem ser adicionados, como matéria prima a cor original é translúcida marfim para branco. As características de envelhecimento dos polímeros são amplamente influenciadas pelo conteúdo polibutadieno, e é normal incluir antioxidantes na composição. Outros fatores incluem a exposição à radiação ultravioleta, para quais aditivos também estão disponíveis para proteção.

O que é PLA?

PLA, ou ácido poliláctico, é um plástico biodegradável com muitas recursos que o tornam excelente para impressão 3D – não emite emanações como o ABS. É também muito brilhante.

PLA é mais duro do que o ABS, mas mais quebradiço, mas isso não quer dizer que é frágil e que quebra facilmente – é na verdade super forte – só que, quando se dá, é mais provável romper do que dobrar. Também permanece flexível por um curto tempo enquanto esfria, que pode ser conveniente. E não deforma e racha em objetos maiores como o ABS. Basicamente, cada um é melhor para diferentes tipos de coisas, e ficar confortável com PLA vai te dar escolha e flexibilidade.
Antes de começar a impressão, tem uma série de coisas que você deve fazer: primeiro, se a sua extrusora é compatível, certifique-se que você está usando um bico MK8. Se você estiver imprimindo com a ‘Duplicator 4′ você já possui um, e se você tiver um MK7 Stepstruder é fácil aprimorar. Em seguida esqueça o que você possa ter ouvido sobre impressão com PLA no passado – há muitas informações sobre PLA lá fora, mas muitas delas não se aplicam quando você estiver imprimindo com um bico MK8.

Quando você carregar seu filamento PLA, você tem que ter certeza que todo o filamento ABS foi removido antes de começar a impressão. Executando a extrusora por 300 segundos deve expulsar todos os remanescentes de ABS. Removendo filamentos antigos também se livrará de qualquer PLA degradado, então se sua máquina já está carregada com PLA e você está preocupado que o plástico dentro da extrusora foi aquecido durante muito tempo, execute a extrusora por pouco tempo para obter plástico fresco na extrusora – quinze segundos deve fazê-lo.

Antes de começar a imprimir, você tem que ter certeza que está usando uma superfície de construção adequada. A fita azul de impressão (blue painter’s tape) faz uma boa superfície para imprimir em PLA – o PLA irá aderir bem se você estiver ou não estiver imprimindo em um prato aquecido, e seus objetos impressos serão fáceis de serem removidos. Você será capaz de encontrar essa fita em qualquer loja de equipamento. A placa de acrílico na ‘Duplicator 4′ é outra superfície boa para impressão, embora as vezes os items grudam tão bem no acrílico que é difícil removê-los. Nessas ocasiões, recomendamos uma fina espátula de metal. Os usuários também reportaram que um prato de vidro aquecido é bom com o PLA.

Você pode imprimir em PLA com a fita Kapton (Kapton tape), mas não é uma boa ideia. A fim de fazer com que grude no Kapton, você tem que aquecer sua plataforma, assim como você teria com o ABS. E o PLA retém calor, então a plataforma quente pode degradar o plástico e ter efeitos negativos na sua impressão, como causar as camadas inferiores a ceder ou descolorir.

O perfil padrão na ‘Duplicator 4′ é calibrado para funcionar bem com ABS e PLA, mas é uma boa ideia aprender como mudar a temperatura da sua plataforma de construção aquecida. O PLA irá colar bem com a fita azul de impressão (blue painter’s tape) mesmo em uma plataforma de construção fria, então para a maioria das impressões você pode simplesmente deletar a linha de código que aquece completamente a plataforma.

O PLA pode deformar um pouco em espaços frios, ou em objetos largos. Existe algumas maneiras de lidar com essas condições: se você tiver a plataforma de construção aquecida, você pode colocar a temperatura da plataforma a 40*C ou 50*C, que irá relaxar as camadas inferiores da sua impressão, sem super aquecê-las. A maneira mais fácil para lidar com isso, é ter um ventilador de resfriamento ativo abaixo do PLA imediatamente depois do bico.

Wanhao Duplicator 4

Como trocar os filamentos? Como eu mudo a cor dos filamentos e o material?

A maneira mais fácil de trocar o filamento é usando o display na máquina. Vá para ‘Utilities’ -> ‘Filament Options’. Você pode achar as opções de Load / Unload do filamento para ambas extrusoras. Siga as instruções de operação.NOTA: se você quer mudar a cor do filamento, deixe as extrusoras correrem um pouco até que o filamento original esteja completamente fora da extrusora. Se você mudar o material do filamento, tenha certeza que todo o material antigo foi completamente esgotado antes de começar a usar o novo material de impressão.

Como fazer o objeto colar ou grudar na plataforma de construção?

Os objetos não colam na plataforma de construção.Usuários reportam que depois de imprimir por um tempo, os objetos deslizam na plataforma resultando em falha na impressão. As 3 seguintes razões podem causar esse problema:1. Os usuários não checam a opção “Use Raft/Support”.A função Raft pode melhorar a qualidade da impressão significativamente. Também ajuda o modelo de impressão a se unir a plataforma firmemente. Nós recomendamos que você use Raft toda vez que imprimir. É fácil de usar a função Raft.2. HBP (Heated Build Platform – Plataforma de construção aquecida) ajuste de temperatura está muito baixa.A temperatura padrão do HBP é configurada em 100*C. Porém, de acordo com nossa experiência, 100°C é pouco baixo no final. Nós sugerimos que você configure em 110°C. Você pode continuar aumentando a temperatura até 120°C. Entretanto, nós não recomendamos que você ultrapasse 120°C.3. A distância entre os bicos e a plataforma HBP é muito longe.Ajuste a altura do HBP apertando os quatro parafusos em baixo da plataforma. Você pode precisar tentar diversas vezes até achar a melhor altura para o HBP.Também, mantenha a impressora trabalhando em um ambiente quente em dias frios de inverno. Se a temperatura do ambiente ficar muito baixa, as bordas do objeto impresso ficaram levemente enroladas, oque irá causar uma má qualidade na impressão.

Como mudar a voltagem de 220V para 110V?

Nossa máquina é configurada em 220V como padrão. Coloque o botão de entrada a 110V na parte de trás de sua máquina. Siga as instruções:1. Coloque sua máquina na mesa, com a parte de trás virada para você. Você irá achar a fonte de energia bivolt (110V/220V).
voltagem1voltagem2
Posição da fonte de energia.

2. Do lado do adaptador de energia, há um adesivo amarelo que aponta para o botão seletor.

voltagem3

voltagem4
Botão seletor 115V/230V.

3. Mude a voltagem para 115V. Então, você pode imprimir.

Como lidar com uma indicação anormal de temperatura?

Às vezes você irá encontrar um dos seguintes fenômenos:1. A extrusora está aquecendo mas a tela indica que a temperatura está caindo.2. A temperatura da extrusora deve aumentar 2-4 graus celsius todas as vezes, mas a tela mostra que aumenta apenas um por um graus celsius.Porque? É porque o sensor da temperatura é afrouxado durante o transporte ou impressão.SOLUÇÃO:Aperte os parafusos pelos bicos com uma chave sextavada de 2,5mm. (O sensor de temperatura deve estar totalmente abaixo da anilha).

Como evitar o objeto de derrapar?

Cheque os procedimentos abaixo:1. Descasque a fita antiderrapante.

2. Cole a fita na plataforma de aquecimento.

3. Tenha certeza que a fita cole muito bem na plataforma.

4. Refaça os 3 passos mencionados acima para cobrir a plataforma inteira.

Você tem uma ótima plataforma anti-derrapante. Você pode imprimir agora.

Como evitar a obstrução de filamentos?

Você poderá encontrar os filamentos como abaixo:1. O filamento sair do caminho e ficar preso.2. O filamento ficar muito apertado, não há força motriz suficiente para puxar os filamentos.
SOLUÇÃO:

1. Coloque o filamento da direita dentro do tubo do filamento da esquerda.

2. Coloque o filamento da esquerda dentro do tubo do filamento da direita.

Então, não irá mais obstruir.

Como fazer dupla extrusão?

1. Construa um modelo. Tenha certeza de que todas as curvas estão convertidas para engrenar quando ficar definido para ir para a impressora.2. Selecione as partes em uma cor, depois exporte essas partes para um arquivo STL. – parte1.stl (por exemplo).3. Depois selecione as partes na segunda cor e exporte para outro arquivo STL. – parte2.stl (por exemplo).NOTA: entre os passos 2 e 3 não mover nada em volta – tudo está propriamente posicionado.4. Abra o Makerware.Insira os dois arquivos na plataforma do Makerware vá até a opção Object, selecione extrusor esquerdo para um Arquivo e selecione extrusor direito para o outro arquivo.

Como corrigir o congestionamento de plataforma?

1. Lubrifique o fio. Isso pode liberar o aperto.2. Afrouxe o parafuso 4 ao fundo do eixo Z. E mova a plataforma para cima e para baixo por várias vezes. Em seguida, aperte o parafuso.

Como ajustar e corrigir a extrusora?

A. Esse manual pode ser aplicado nas seguintes situações:1. O bico da extrusora estiver entupido. Você tentou descarregar o filamento e carregar os filamentos diversas vezes, mas ainda não conseguiu completamente.2. Não há força motriz enquanto carrega os filamentos. Nenhum filamento sai do bico.3. Há um pedaço de filamento grudado na extrusora. Carregar e descarregar os filamentos falham.B. Ferramentas necessárias:1. 2,5mm chave do hexágono, 2mm chave do hexágono (dentro do kit de reparação).
2. A extrusora montada completa.

3. Descarregar os 2 parafusos M3 superiores, o cabo do motor e a placa preta superior.

4. Desmonte os 4 parafusos (trincos) e coloque o ventilador e a placa de refrigeração. Então, o motor pode ser retirado da extrusora e os filamentos entupidos podem ser removidos.

5. Desparafusar os 2 parafusos da engrenagem. Então, você pode descobrí-los. Se tiver qualquer artigo preso nos filamentos, retire-os. Se a engrenagem estiver solta, re-aperte os parafusos. (1,5mm chave do hexágono). Se a engrenagem se desgastar, você pode mover o conjunto um pouco para cima ou para baixa para deixar os dentes afiados de novo, ou você pode substituí-los.

6. Recarregue a tampa, e tenha certeza de que a engrenagem está no meio do anel vermelho, como abaixo. Então, você pode empurrar um pedaço de filamento através do conjunto motriz. Tenha certeza de limpar as marcas de dente da engrenagem nos filamentos. Se o filamento ainda gruda no conjunto motriz, re-ajuste os parafusos até ficar satisfeito com os itens mencionados acima. Isso pode levar várias vezes para cumprir a exigência.

7. Remonte o conjunto motriz. Tenha certeza de que os filamentos podem entrar na rosca sem problemas. Então, você reverte os passos dos parafusos para montar a extrusora.

Se os filamentos não entrarem na rosca, ajuste o parafuso apertado ou o mais solto, ou fazer esses buracos maiores com faca. Então monte a extrusora.

Como mudar o interruptor e o cabo?

A. Esse manual pode ser aplicado nas seguintes situações:1. Teste o interruptor, um dos eixos X e Y ou Z não funcionam. Um dos motores continua rodando sem parar com um som estranho.2. A luz do interruptor está ligada, mas o motor continua rodando sem parar.3. O interruptor e o cabo estão certos mas não podem ser desencadeados.B. Ferramentas necessárias:1. 2,5mm chave AllenC. Achar os componentes fracassados:1. Os 3 interruptores estão localizados como na figura abaixo.2. Para ativar o modelo pelo painel de controle, vá em: Utility – Jog model – X axle / Y axle / Z axle.3. O cabo pode falhar. Se a luz estiver apagada, o cabo e o interruptor devem ter falhado. Você pode trocar os cabos X,Y,Z para ter certeza de que cabo ou interruptor falharam.

4. O batente do eixo Z falhou Se a plataforma não acionar o interruptor, dobre o clipe para baixo primeiro. Então a plataforma pode acionar o interruptor. Se ainda não funcionar, mude o cabo. Se ainda não funcionar, mude o interruptor.

5. O batente do eixo Y falhou. Se a plataforma não acionar o interruptor, dobre o clipe para baixo primeiro. Então a plataforma pode acionar o interruptor. Se ainda não funcionar, mude o cabo. Se ainda não funcionar, mude o interruptor.

6. O batente do eixo X falhou. Se a plataforma não acionar o interruptor, dobre o clipe para baixo primeiro. Então a plataforma pode acionar o interruptor. Se ainda não funcionar, mude o cabo. Se ainda não funcionar, mude o interruptor

7. O diagrama conector da placa mãe é como mostra a figura abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *